150 ANOS DE SANTOS DUMONT

OSFAB Celebra os 150 Anos de Santos Dumont no Norte e Nordeste

O circuito de apresentações ocorreu entre os dias 26/09 e 08/10 em cinco capitais brasileiras
Publicada em: 19/10/2023 16:20
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea

As regiões Norte e Nordeste do país, nos dias 26/09 a 08/10, foram presenteadas pela Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB), com o espetáculo “Santos Dumont - Vida, Obra e Valores. As apresentações fazem parte das celebrações em homenagem aos 150 anos de nascimento do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. Recife (PE), Fortaleza (CE), Belém (PA), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR) foram as cidades contempladas nesse período.

Recife

Na quarta-feira (27/09), a primeira apresentação da OSFAB aconteceu em Recife, no Teatro de Santa Isabel, patrimônio histórico e cultural tombado da capital pernambucana.

Marcaram presença no evento o Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho, autoridades civis e militares, além do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF) e familiares.

O Comandante do II COMAR deu as boas-vindas ao público e falou sobre a satisfação em promover o espetáculo. “Inicialmente, quero agradecer ao público presente e registrar que este evento foi idealizado para proporcionar uma noite inesquecível. De igual maneira, agradeço e parabenizo todos os militares que compõem a Orquestra Sinfônica da Força Aérea pelo brilhante projeto que tem rodado o Brasil neste ano, exaltando a memória do notável Alberto Santos Dumont”, disse o Major-Brigadeiro Campos.

Sob a regência do Maestro e Tenente Músico Paulo Rezende, o espetáculo, executado por aproximadamente 70 músicos, foi marcado por obras clássicas eruditas e canções populares brasileiras. Ao final da apresentação, a Orquestra apresentou canções tipicamente pernambucanas, encerrando com brilhantismo a noite, sob os aplausos de todos que lotavam o Teatro de Santa Isabel.

Fortaleza

Já o Theatro José de Alencar, em Fortaleza, foi palco, no dia 30/09, de uma noite inesquecível. O evento contou com a presença do Comandante da Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), Tenente-Coronel Aviador Lauro Luiz de Freitas Filho, e de autoridades civis e militares, além de convidados.

No roteiro, a OSFAB explorou uma variedade de gêneros musicais, navegando habilmente da valsa à bossa nova, enquanto deleitava o público com uma seleção criteriosa de músicas clássicas e populares que remontam à época de Santos Dumont, proporcionando um contexto histórico rico e emotivo para a plateia. Em destaque estiveram as obras clássicas: "Aquarela do Brasil", "Bachianas Brasileiras", "Dança Brasileira", "Valsa Santos" e, como homenagem ao Estado do Ceará, executaram a canção "Ceará: Terra da Luz" e "Feira de Mangaio".

O Comandante da Base Aérea de Fortaleza enfatizou a experiência indescritível de assistir ao espetáculo e o talento dos músicos da OSFAB. "A Orquestra conseguiu apresentar de maneira leve e emotiva a história, legado, vida, obra e valores de Santos Dumont, não apenas como um pioneiro da aviação, mas também como um ícone do talento e da criatividade brasileira", elogiou. O Tenente-Coronel Aviador Lauro que ainda destacou a dedicação dos militares em preservar a memória e o legado de um dos maiores brasileiros de todos os tempos. 

O concerto contou com o apoio da Secretaria de Cultura e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Belém 

A apresentação no Theatro da Paz, em Belém, foi realizada no dia 02/10, por meio do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR).

A OSFAB transitou em uma seleção de obras de grandes compositores, como Heitor Villa-Lobos, George Gershiw, Ary Barroso, Mozart Camargo, Edith Piaf, entre outros. Também foi apresentada a versão orquestral da emblemática Valsa Santos, composta na noite do jantar de premiação do Prêmio Deutsch, em 1901, no Aeroclube de Paris. A memória musical permitiu que os espectadores revisitassem momentos daquela época, com ampla imersão na história do Patrono da Aeronáutica Brasileira.

Em uma noite memorável, o trabalho desenvolvido pelo inventor brasileiro foi reconhecido com gratidão. O Comandante do I COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, discursou para o público e destacou a relevância do momento. “Assim como Santos Dumont, que buscou incessantemente desafios nas alturas, a OSFAB busca a excelência artística em cada nota que toca. A música, assim como a aviação, é uma expressão de nossa criatividade e perseverança”, enfatizou.

Prestigiaram o evento o Comandante Militar do Norte, General de Exército Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, o Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, o Superintendente Substituto do Patrimônio da União no Pará, Carlos Roberto Libonati Machado, o Consultor Jurídico da União no Pará, Antônio Chagas Rodrigues, o Prefeito da Cidade de Belém, Edmilson Brito Rodrigues, entre outras autoridades civis e militares.

Apresentado pela primeira vez na capital paraense, com entrada gratuita, o evento teve como objetivo ampliar o público, com diferentes idades e segmentos sociais. O show foi encerrado com o ritmo típico do Pará, o carimbó.

O Maestro da OSFAB comentou sobre como foi criada a montagem musical voltada para essa ilustre personalidade brasileira. “Pegamos a história de Santos Dumont e fomos desenvolvendo na tentativa de encontrar músicas que tivessem algum contexto com momentos da vida, obras e valores deixados por ele. Assim, fomos escolhendo e criando os arranjos para podermos compor todo esse espetáculo”, expressou o Oficial.

Porto Velho

A OSFAB, no dia 05/10, encantou o público no Teatro Palácio das Artes em Porto Velho. O evento contou com a presença do Prefeito, Hildon Chaves; do Comandante da 17° Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Fávio Moreira Mathias; do Comandante da Base Aérea de Porto Velho (BAPV), Coronel Aviador Marcos de Oliveira Macedo, entre outras autoridades civis e militares. 

Na mesma data, ocorreu a imposição de Medalha Mérito Santos Dumont ao Prefeito de Porto Velho e ao Reitor e Diretor da Faculdade Integrada Aparício Carvalho (FIMCA), Aparício Carvalho. Houve, ainda, o lançamento oficial do selo comemorativo dos Correios alusivo aos 150 anos de Santos Dumont.

O Comandante da Base Aérea de Porto Velho enalteceu o brilhantismo do espetáculo que homenageou o Pai da Aviação. "É com grande honra e emoção que dou as boas-vindas a todos nesta noite especial. Estamos reunidos aqui no Teatro Palácio das Artes para celebrar não apenas a música, mas também a história e o legado do Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont”, destacou o Coronel.

Boa Vista

No fechamento do circuito de apresentações, a Orquestra esteve no Teatro Municipal de Boa Vista, no dia 07/10, presenteando o público com o movimento cultural Roraimeira (apelido que marca a identidade das pessoas que nasceram ou escolheram Roraima para morar). 

O Comandante da Base Aérea de Boa Vista (BABV), Coronel Aviador Maurício José de Oliveira Côrte Real, parabenizou a OSFAB pela apresentação. "É com profunda gratidão que me dirijo a todos os músicos, artistas, organizadores e colaboradores que possibilitaram esse memorável evento. Em nome da BABV e da sociedade local, agradeço a todos por essa noite inesquecível e por honrarem a memória de nosso Patrono. Muito obrigado, realmente foi um espetáculo!”, agradeceu.

Assista aqui ao vídeo.

Texto: Tenentes Marcízio, Johny Lucas, Rafaella, Maisa e Sargento Arthur Duarte / CECOMSAER, BAFZ, II COMAR, I COMAR, BAPV E BABV

Fotos: Sargento C. Maia, Cabo Tauffman, Soldados Moura e De Freitas / I COMAR, BAPV, CINDACTA III, HARF

Vídeo: Suboficial Manfrin e Sargento Neris / CECOMSAER 

imagens/original/46363/20230930193405_IMG_1567.jpg
imagens/original/46363/20230930194305_IMG_1390.jpg
imagens/original/46363/20230930205413_IMG_1640.jpg
imagens/original/46363/IMG_4659.jpeg
imagens/original/46363/IMG_4668.jpeg
imagens/original/46363/IMG_4670.jpeg
imagens/original/46363/IMG_4671.jpeg
imagens/original/46363/mhtm_13.jpg
imagens/original/46363/mhtm_14.jpg
imagens/original/46363/mhtm_35.jpg
imagens/original/46363/OSFAB_(1).jpeg
imagens/original/46363/OSFAB_(2).jpeg